SaúdeSaúde & Bem-Estar

Amizade é “remédio” para a saúde física e mental

Professora de Psicologia do UniCuritiba explica como os amigos ajudam na prevenção de doenças, no combate ao estresse, no bom humor e na saúde do coração

Quer viver mais e melhor? Tenha amigos! A amizade faz bem para a saúde. Ter amigos, ser ouvido e aconselhado, receber afeto e nutrir bons relacionamentos sociais melhora a qualidade de vida e aumenta a longevidade. De acordo com a ciência, os amigos são um antídoto contra o estresse, a insônia, o mau humor, a depressão e previnem problemas cardiovasculares e neurológicos.

Uma pesquisa da Universidade de Chicago revela que pessoas sem amigos têm a imunidade mais baixa, demoram mais a curar doenças simples, como resfriados, e ficam mais suscetíveis a enfermidades. Outro artigo publicado no Journal of the American Medical Association associa a solidão a um risco mais elevado de desenvolver Alzheimer.

No Dia Internacional da Amizade, celebrado oficialmente em 30 de julho para marcar a “cultura de paz e não violência” proposta pela ONU, a psicóloga Daniela Jungles reforça a importância dos amigos para a saúde física e mental.

“Quando as pessoas nutrem relacionamentos sociais saudáveis e valorizam as amizades, o organismo responde positivamente, aumentando a sensação de bem-estar e prazer”, explica a professora do curso de Psicologia do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação.

Estar em boa companhia ajuda na liberação de ocitocina, endorfina, serotonina e dopamina – substâncias químicas produzidas pelos neurônios. Esse “quarteto da felicidade” fortalece o sistema imunológico, melhorando a saúde física e psicológica.

LEIA MAIS

VÍDEO – Avião cai perto de banhistas em praia

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios