
Com objetivo de equalizar a necessidade de mão de obra qualificada em Jundiaí, a Prefeitura e o Sebrae, por meio do Plano de Desenvolvimento Local (PDL), realizam no próximo dia 02 de julho, às 8h30, um encontro virtual. Ele é aberto a empresários, a indústrias, a comerciantes, mas também para prestadores de serviços. Será feita uma coleta de dados para saber quais as necessidades são identificadas no setor para propor soluções conjuntas.
“O PDL é mais uma ferramenta que a Prefeitura de Jundiaí conta para o enfrentamento aos impactos econômicos causados pela pandemia do Novo Coronavírus. Com o apoio do Sebrae, que investe R$ 1,8 milhão no trabalho, um dos segmentos será a identificação das necessidades em mão de obra qualificada, para que a oferta de cursos seja assertiva às necessidades do mercado local”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.
O PDL faz parte do Programa Jundiaí Empreendera, lançado em abril de 2020. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a cidade registrou uma sequência de quatro meses com saldo positivo na geração de postos de trabalho.
“Com o PDL queremos que esses novos postos de trabalho sejam preenchidos por pessoas que moram em Jundiaí. Isso será conquistado com a formação adequada à demanda do mercado, que será oferecido ao final do processo avaliação do PDL”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes.
Importância do PDL
O PDL permitirá, a partir de um diagnóstico das principais vocações econômicas da cidade, fomentar setores e qualificar os micro e pequenos negócios em Jundiaí. Após o diagnóstico, será realizada uma série de ações na forma de programas técnicos, projetos e atividades de apoio aos microempreendedores individuais, às microempresas e às empresas de pequeno porte. O foco é fomentar a economia local.
O gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, José Antonio Parimoschi, destacou a importância de fazer um plano de recuperação da economia ouvindo governo, empresas, instituições e empreendedores.
“Nossa meta de curto prazo é preservar as empresas e empregos, ajudando neste momento de transição, e, no médio e longo prazos, tornar o ambiente econômico mais amigável e atrair novos negócios para a cidade, especialmente os pequenos e médios. Nesse momento difícil, o prefeito está determinado a cuidar não só da preservação das vidas, mas também de fazer algo consistente para preservar nossa economia”, observa.
De acordo com o gerente regional do Sebrae em Jundiaí, Marcelo Paranzini, as ações, iniciadas ainda no ano passado, são direcionadas para a qualidade do ambiente econômico da cidade. “As avaliações do PDL têm por objetivo criar ambientes positivos para o desenvolvimento dos negócios e da qualidade de vida das pessoas. A participação de todos garantirá avalições precisas e ações em conjunto”, explica.
A participação é aberta aos interessados e pode ser acessada pelo link: https://zoom.us/j/94927140540.
LEIA TAMBÉM
Escolas de Campo Limpo Paulista serão reabertas para aulas presenciais