Cidade que fez vacinação em massa chega em nova etapa da pesquisa
Projeto S avalia a imunidade a longo prazo contra a Covid-19
Neste sábado (24), a cidade de Serrana, no Interior de São Paulo, passará por uma nova etapa do Projeto S, elaborada pelo Instituto Butantan. A missão agora é avaliar a possibilidade da imunização a longo prazo contra a Covid-19, após a vacinação em massa.
O estudo foi realizado para entender o impacto da vacina no controle da pandemia de Covid-19 e na transmissão do vírus. Mas agora o novo ciclo, o instituto vai avaliar a imunidade de longo prazo dos moradores da cidade. Toda a população adulta foi vacinada em duas doses da CoronaVac.
Podem participar do estudo aqueles que tenham tomado a vacina no Projeto S. Os voluntários, que serão acompanhados por um ano, deverão ir até uma das escolas onde foi feita a vacinação para terem uma amostra de sangue coletada. A coleta será feita hoje, amanhã (25), no próximo dia 31 e no dia 1º de agosto, entre 8h e 16h30.
O passo a passo da pesquisa
Segundo o Governo de São Paulo, a nova etapa do estudo foi aprovada e será acompanhada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Após as coletas em Serrana, os testes para avaliar a imunidade dos voluntários serão realizados no Laboratório Estratégico de Diagnóstico do Instituto Butantan.
“O estudo tem como objetivo estimar e comparar a imunização para SARS-CoV-2 de adultos e idosos de Serrana, analisar quanto tempo dura a imunidade e avaliar a resposta imune celular. Um dos pontos que a pesquisa vai levar em consideração é o processo de envelhecimento do sistema imunológico. Ele pode interferir na forma como o organismo combate o SARS-CoV-2 à medida que o tempo passa”, diz o governo estadual.
Algumas escolas vão ser selecionadas para realizar a coleta de sangue. São as escolas estaduais Jardim das Rosas, Professora Neusa Maria do Bem e Deputado José Costa. Além disso, as escolas municipais Professora Dilce Gonçalves Netto França, Professor Edésio Monteiro de Oliveira, Paulo Sérgio Gualtieri Betarello, Professora Maria Celina Walter de Assis, Jardim Dom Pedro I.
LEIA TAMBÉM
Contrato de compra da Sputnik V é rescindido pelo Ministério da Saúde