SaúdeTurismo

MSC Splendida suspende viagem e deixam 2 mil passageiros na mão

Multidão se apresentou para embarcar no Concais, mas foi comunicada sobre o cancelamento

O sonho de embarcar em um cruzeiro foi cancelado para cerca de 2 mil passageiros que foram ao terminal Concais, dentro do Porto de Santos. Neste domingo (2), o embarque ao MSC Splendida foi suspenso. Agora eles terão de passar por quarentena, devido ao risco de Covid-19. Após o anúncio, um início d econfusão acabou rolando dentro do local.

O MSC Splendida já tinha interrompido a operação no fim de dezembro em razão do surto do coronavírus. A retomada poderia acontecer, desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desse a autorização após uma nova avalliação. Mas não foi o que aconteceu.

Uma hora antes do anúncio oficial, a Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis em SP elevou para II o nível de segurança do Concais, a partir de 17h.

A determinação autorizou, inclusive, o ingresso da Polícia Militar dentro da Área do Porto de Santos, uma área federal, “em caso de distúrbio, invasão e grave perturbação da ordem na área portuária e interior de navios”.

Aproximadamente, 2 mil passageiros esperavam no Concais desde 11h30, quando o espaço foi aberto para os passageiros do cruzeiro com previsão de embarque neste domingo. Eles já haviam passado por testes de Covid-19 e entregado, inclusive, as bagagens para o navio. Com o comunicado, um princípio de tumulto se formou com os insatisfeitos.

Pedido para suspender a temporada de cruzeiros

Apesar do navio ter mantido a programação de seguir viagem hoje, a Anvisa já havia recomendado ao Ministério da Saúde, na última sexta-feira (31), a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro, até que sejam debatidas as questões que envolvem uma eventual retomada das operações. E, neste domingo (2), voltou a reiterar a importância da medida.

Porém, até o momento, o Ministério da Saúde informou apenas que avaliará as medidas cabíveis em conjunto com os ministérios relacionados ao tema.

Enquanto isso, dentro do Concais, os passageiros começaram uma confusão, reclamando da alta de informação por parte da MSC e da alimentação servida no local. Já no início da noite, por volta das 18h30, foi feito o anúncio aos passageiros de que o embarque não foi liberado pela agência reguladora, e que o cruzeiro não poderá seguir com a viagem prevista para esse domingo.

De acordo com a Anvisa, as atividades das embarcações podem ser suspensas, por determinação da agência, em decorrência da identificação de riscos à saúde pública ou do descumprimento das normas sanitárias vigentes.

LEIA TAMBÉM

Viagens do MSC Splendida são retomadas após surto de Covid

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios