Empresas espanholas ficam interessadas no projeto Trem Intercidades
O modal fará a interligação de Campinas à São Paulo, com passagem pelas cidades da Região de Jundiaí

O projeto da implantação do Trem Intercidades, que vai ligar Campinas à São Paulo, com passagem pelas cidades da Região de Jundiaí, despertou o interesse de empresas da Espanha. Ele foi apresentado durante uma reunião do Governo de São Paulo, com um grupo de investidores em Madrid, Capital Espanhola.
O executivo paulista foi representado pelo secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz na quarta-feira (29) a um grupo de investidores numa reunião. A primeira reunião sobre o Trem Intercidades foi com a diretoria da OHLA, cuja empresa voltou recentemente ao Brasil, com escritório aberto em São Paulo.
O secretário representou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que se recuperava de procedimento de retirada de um cálculo renal na terça-feira em Londres. Mas que, segundo o Governo de São Paulo, já deixou o hospital de Londres e segue para a França, onde participará de mais reuniões.
Ferraz apresentou mais informações sobre o projeto e em breve seguirá conversando em São Paulo com a empresa, cujos representantes também estão de olho em projetos de infraestrutura, entre outras oportunidades.
O projeto
Com investimento previsto de R$ 12,7 bilhões, o Trem Intercidades Eixo Norte faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos de São Paulo (PPI-SP). A obra do trem contempla a construção de linhas de trens que vão ligar São Paulo, Jundiaí e Campinas, além de Francisco Morato. Parte do projeto integrará a Linha 7-Rubi da CPTM, até Francisco Morato.
“A modelagem dos projetos das PPPs chamou muita atenção por conta da mitigação de riscos, especialmente risco de demanda e risco cambial. São aspectos novos e que estão sendo valorizados por investidores e operadores das PPPs”, afirmou Ferraz.
O encontro com representantes da Aena foi o segundo compromisso de hoje para a comitiva do Governo de SP na missão em Madri. Na reunião, o secretário apresentou o portfólio de projetos do estado de São Paulo. A Aena é uma operadora espanhola que já arrematou a concessão de 11 aeroportos brasileiros, inclusive o de Congonhas, em São Paulo, estado no qual a empresa mais vai investir. A concessão desses aeroportos foi estruturada por Tarcísio de Freitas, quando Ministro da Infraestrutura do Governo Federal.
A comitiva do Governo de São Paulo ainda apresentou portfólio de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP) em almoço na Casa de América, em Madri. Lá, o secretário Lucas Ferraz falou sobre as prioridades da gestão, as oportunidades de investimento e respondeu perguntas dos participantes sobre o cenário em São Paulo.
Representantes do governo ainda se reuniram com Manuel Manrique Cecília, CEO da Sacyr (grupo espanhol que atua no setor de construção).
A empresa se mostrou bastante interessada nos projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP), especialmente os de infraestrutura e de saneamento, com destaque para o Trem Intercidades e a Sabesp.
LEIA TAMBÉM
Governador garante a implantação do Trem Intercidades e licitação ainda em 2023