Neste Dezembro Vermelho – dedicado à conscientização sobre o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) -, Jundiaí foi certificada pela Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, concedida pelo Ministério da Saúde (MS).
A conquista – um marco para a cidade – é fruto da conjunção de esforços para prevenção, diagnóstico e tratamento de ISTs/HIV, aliada a assistência adequada durante o pré-natal. Neste ano, apenas 27 munícipios alcançaram os indicadores para certificação e um município para recertificação e, nesta sexta-feira (8), participam da premiação oficial, em Brasília.
A transmissão vertical acontece quando a mãe não é diagnosticada e/ou tratada adequadamente e transmite a infecção do HIV para criança durante a gestação ou parto, podendo, no caso do HIV, também ocorrer a transmissão durante a amamentação. Há 12 anos, a cidade não registra casos.
Os municípios certificados passaram por minucioso processo, onde foram avaliados dados epidemiológicos, assistenciais e de direitos humanos, além de políticas no manejo das gestantes, puérperas e crianças vivendo com HIV.
Em agosto, os integrantes da Equipe Nacional de Validação do MS conheceram o trabalho desenvolvido na Atenção Básica, a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada, no Departamento de Vigilância em Saúde, no Ambulatório de Moléstias Infectocontagiosas (AMI), nos Consultórios de Rua e no Hospital Universitário (HU).
Leia mais