Esporte

Brasil conquista heptacampeonato na Copa América de futebol de cegos

Brasil se impõe na final e garante heptacampeonato na Copa América de futebol de cegos, mantendo a hegemonia no torneio com atuação invicta

A seleção brasileira masculina de futebol de cegos conquistou o heptacampeonato da Copa América de forma invicta ao vencer a Colômbia por 3 a 0 na final, realizada neste sábado (12) no CT Paralímpico, em São Paulo. Com essa vitória, o Brasil reafirma sua dominância na competição, somando sete títulos em 11 edições do torneio.

No jogo decisivo, o Brasil exibiu um desempenho sólido desde o início. Maicon Mendes abriu o placar com um chute de longa distância, seguido por Raimundo Nonato, que aumentou a vantagem no último minuto do primeiro tempo. Na segunda etapa, apesar da pressão inicial dos colombianos, Jardiel selou a vitória com um terceiro gol, garantindo a administração do resultado até o apito final.

“Esse título é muito importante. Estamos começando o ciclo para Los Angeles 2028. O nosso último ciclo não foi tão bom quanto a gente esperava, mas agora estamos nos preparando para estar fortes e buscar o título no Mundial aqui no Brasil,” afirmou Jardiel em entrevista ao Comitê Paralímpico Brasileiro.

Para chegar à final, o Brasil somou três vitórias e um empate. Na fase de grupos, derrotou o Chile (3 a 0) e o Peru (6 a 0), e empatou sem gols com a Colômbia, terminando a fase na liderança do grupo 2. Na semifinal, a seleção brasileira superou a Costa Rica por 2 a 0. A Copa América contou com 12 seleções, divididas em dois grupos.

O Brasil, referência mundial no futebol de cegos, já conquistou o segundo título no ciclo da Paralimpíada de Los Angeles 2028, tendo vencido anteriormente os Jogos Parasul-Americanos em julho, na Colômbia. A seleção é pentacampeã mundial e paralímpica, consolidando sua trajetória de sucesso no esporte adaptado.

A Argentina, segunda maior vencedora da Copa América com três títulos, levou o bronze ao vencer a Costa Rica por 4 a 1. Os argentinos, atuais campeões mundiais e vice-paralímpicos, ficaram fora da final pela primeira vez, após serem eliminados nas semifinais pela Colômbia nos pênaltis, após um empate sem gols no tempo regulamentar.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios