Santos abre vantagem na Pré Libertadores da América
Clube sente dificuldades, mas vence o Deportivo Lara
O Santos iniciou a sua campanha na Conmebol Libertadores da América, jogando a fase preliminar e conseguindo uma importante vitória sobre o Deportivo Lara (VEN). Mas engana-se que o jogo foi tranquilo. Longe disso. Os venezuelanos chegaram a vir pra cima pra sair da Vila Belmiro com condições de se classificarem.
Sem poder contar com os principais destaques, como o atacante Marinho e o lateral direito Pará, o Peixe precisou contar com os garotos formados nas categorias de base para superar o adversário. Entre eles estavam jogadores como o zagueiro Kaiky (17 anos) e dos atacantes Ângelo (16) e Marcos Leonardo (17). A eles, se somaram nomes como Vinicius Balieiro (21) e Sandry (18).
Primeiro tempo
Para tentar furar a retranca do Deportivo Lara, o Santos apostou na velocidade de Ângelo, que causou incômodo à defesa adversária. Ele fez vários dribles e demonstrou toda a habilidade. A primeira chance nasceu nos pés dele, que cruzou para Marcos Leonardo cabecear, mas o goleiro Curiel defendeu. Outras oportunidades surgiram com Lucas Braga, Soteldo e Sandry, mas sem sucesso.
Por outro lado, o time venezuelano também resolveu incomodar e teve chances. Em um dos lances, Bueno bateu a falta e obrigou o goleiro santista, João Paulo a fazer ótima defesa. Pouco tempo depois Barrios chutou perigoso e a bola raspou a trave.
Segundo tempo e a vitória
O Santos voltou do intervalo sem alterações e o resultado deu certo logo de cara. Aos quatro minutos, Vinícius Balieiro aproveitou a sobra para fazer o primeiro gol santista. Só que pouco tempo depois, o Deportivo Lara logo empatou. Aproveitando a falha da defesa, Anzola fez o gol após cobrança de escanteio.
O técnico Ariel Holan resolveu mexer no Santos e colocou Gabriel Pirani no lugar de Sandry, só que demorou para o time reagir. Além disso sofreram mais um susto do Deportivo Lara, que até chegou a virar o placar, mas foi anulado por impedimento.
O Santos acordou e conseguiu fazer o segundo gol. Jean Mota cobrou o escanteio e o zagueiro Kaiky deu um cabeceio para as redes. Daí em diante o Peixe tentou ampliar o placar, mas as finalizações de Lucas Braga, Jean Mota e Gabriel Pirani não tiveram sucesso.
Como fica?
A pré-Libertadores tem saldo qualificado. Com isso, o Santos não pode perder por 1 a 0 na partida de volta, já que permitiu um gol ao adversário em casa. Para avançar, conta com vitória ou empate por qualquer placar, além de derrota por um gol de diferença a partir do 3 a 2. Se o Deportivo Lara devolver o 2 a 1, a decisão vai aos pênaltis.