• Mundo

    O homem mais rico do mundo ganha o espaço

    Jeff Bezos fez um passeio da Terra ao espaço

  • Já pensou em dar um bate volta da Terra até o espaço? O homem mais rico do mundo conseguiu esta façanha nesta terça-feira (20). Jeff Bezos fez o passeio e entrou para a história ao participar do primeiro voo civil sem piloto ao espaço.

    Para quem não conhece, Jeff Bezos é o homem mais rico do mundo, porque é o dono da Amazon e da Blue Origin. O bilionário de 57 anos esteve acompanhado de uma tripulação eclética, que não inclui astronautas profissionais. Com ele estavam o irmão, Mark Bezoz, a piloto Wally Funk, de 82 anos, que se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço e o holandês Oliver Daemen, de 18 anos, o mais jovem a ir ao espaço e a primeira pessoa que pagou por isso.

    A cápsula New Shepard partiu de uma base remota no deserto do oeste do Texas, chamada Launch Site One, cerca de 40 quilômetros ao norte de Van Horn, a cidade mais próxima. O voo durou 10 minutos e 22 segundos, tempo entre a decolagem e o pouso.

    Os tripulantes ultrapassaram a Linha de Kármán, que fica a 100 km acima do nível do mar – limite convencionado para definir o início do espaço. Contudo, a Nasa, e o Exército dos EUA consideram que a barreira espacial é alcançada acima de 80 km. Ao pousar, Jeff Bezos disse que foi “o melhor dia” da sua vida.

    Conheça Jeff Bezos

    • Sua fortuna é estimada em US$ 202,7 bilhões pela Forbes, o que o faz ser o mais rico do mundo, à frente de Elon Musk, outro que está investindo no espaço.
    • Bezos acabou de deixar o comando da Amazon, que fundou em 1994. Ele continua na empresa como presidente-executivo do conselho. A mudança foi anunciada em fevereiro. Em junho, ele divulgou que faria seu primeiro voo com a Blue Origin, quando também disse que estaria acompanhado de seu irmão, Mark.
    • A Blue Origin foi fundada por Bezos em 2000 e tem apostado em aeronaves sem piloto e copiloto.
    • Bezos também é dono do jornal “The Washington Post” e outros negócios e entidades filantrópicas. Conheça mais da história do empresário em 15 fatos.

    Detalhes do voo ao espaço

    • A voo durou cerca de 10 minutos entre a partida e o pouso.
    • A decolagem estava prevista para as 10h (horário de Brasília) em uma área remota e desértica no Texas, sem a presença de público, mas aconteceu às 10h12.
    • Assim como o voo de Branson, da Virgin, foi suborbital, ou seja, a cápsula não entrou em órbita no espaço por não ter velocidade suficiente para isso.
    • A New Shepard é uma cápsula e foguete completamente autônoma com 18,3 metros de altura que não pode ser pilotada do lado de dentro. O voo automatizado será o 16º da empresa, mas o primeiro com humanos a bordo.
    • A nave tem esse nome em homenagem a Alan Shepard, que foi o 1º astronauta dos EUA a ir ao espaço, em 1961.

    LEIA TAMBÉM

    Quais as chances do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio?

    Etiquetas
    Mostrar mais

    Artigos relacionados

    Deixe uma resposta

    Botão Voltar ao topo
    error: Site protegido !
    Fechar
    Fale conosco